Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Not quite sun, not quite the moon



Terça-feira, 12.08.14

Outro sítio qualquer

[Fotografia de TR]

 

O marmoreado corpo do Quim, estendido nas lajes a apanhar os intermitentes riscos de luz que os vidros coavam, a água da piscina parada, as bóias cor de tijolo atrás dos cinco púlpitos das pistas olímpicas, os calções com o atilho enlaçado a desenharem um triângulo liso e húmido, transparente, conspurcado.
Desenhou um quarto de Lua no ar, desceu até tocar com a testa larga nos ladrilhos vidrados  e não voltou.
Içaram-no junto às escadas de metal, isto anos antes de eu lá ter rasgado a carne do joelho direito e ouvir o Vítor Speedo dizer «salta outra vez, não é preciso curativo, o cloro desinfecta, cura». Desinfecta, e eu ainda o estou a ouvir, hoje de manhã e neste instante em que olho para a cicatriz que ficou e penso no Quim — cura.
Pousaram-no, insuflavam-lhe o peito, ao Quim. Alguns de nós ainda a correr, desapercebidos, quer dizer, não, não desapercebidos: víamo-lo deitado e puxado e não abria os olhos e havia um rapaz que lhe soprava para dentro, dobrado sobre ele, com as bochechas tal qual as nossas a encher um balão. A Dona Lucinda, que vinha ajudar a guardar-nos, gritou «acabou-se a brincadeira!» Não desapercebidos.
Depois há um clarão, e não sei quanto tempo passado ambulâncias e nós cá fora, o bando da primeira classe sob um céu encoberto, expulsos, obrigados a ficar junto à piscina dos pequeninos. Foi ali que Sofia e Sílvia prestaram esclarecimentos à Rádio Voz, muito explicadas nos seus seis anos, disputando o microfone do repórter, enquanto eu, sentada na borda da piscina seca, batia com o pé na superfície rugosa, empenhada em acabar com uma lasca de tinta solta, empenhadíssima.
Rodei o pescoço e voltei a olhar. O Quim já estava noutro sítio qualquer.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por T.


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



por Tânia Raposo


Pesquisar

Pesquisar no Blog